Dicas

5 hábitos essenciais para serem dançarinos profissionais

Olá pessoal!

Ontem estive à conversa com um dançarino profissional de danças de salão. Se eu já penso que tenho uma profissão exigente, e sou um mero professor de dança, nem consigo imaginar as privações de quem se dedica somente a uma modalidade para entrar em competições. Não imagino, mas entendo. Percebo as razões que levam estas pessoas a fazerem todo um esforço para conseguirem chegar a um patamar tão elevado, assim como percebo que tudo isso valha a pena, se o verdadeiro sonho for alcançado.

No meio da conversa, armei-me em curioso e perguntei-lhe como é o seu quotidiano e quais são os hábitos que tem para se manter sempre em forma e estar sempre apto para as competições. Se também quiserem ser dançarinos profissionais, coloquem então os olhos nestas respostas:

 

Comer de forma saudável

Não é a comer junk food, alimentos altamente açucarados e cheios de hidratos de carbono que se ganha a forma física que é necessária para se seguir esta profissão. Pelo contrário, é a comer muitas verduras, carnes brancas, peixes variados e a beber muita água que se consegue o corpo ideal.

 

Treinar 6 horas por dia, 6 dias por semana

É claro que só a boa alimentação não é suficiente e os treinos fazem falta. Não só os treinos num ginásio, como também os treinos da modalidade, que são bastante exaustivos. Afinal de contas, para se ser bom, tem que se treinar muito e intensamente, neste caso 6 horas por dia e, no mínimo, 6 dias por semana.

 

Não ter nenhum tipo de vícios

Tabaco e álcool? Nem pensar. Nem em dias de festa ou de descanso. Os vícios são olhados sempre com bastante desdém, porque prejudicam a saúde e o desempenho da modalidade.

 

Descansar muito

O descanso é um outro hábito crucial para uma boa prestação nesta profissão. Só assim o corpo e a cabeça recuperam do grande esforço físico a que estão sujeitos. O ideal, diz o profissional, é dormir 7 a 8 horas seguidas.

 

Ser metódico, regrado e rigoroso com a rotina

 

Ter uma rotina certinha, cumprir horários, ser-se rigoroso e metódico com o que se tem que fazer durante o dia é outro hábito que um dançarino profissional deve adoptar desde o início. Até pode custar, mas sem perseverança não se vai a lado nenhum.

 

Pensem muito bem se querem realmente ser dançarinos profissionais como o rapaz com quem falei. Já viram que, até ganharem estes hábitos, custa, e muito. Mas, se acreditam ter a força de vontade suficiente para ultrapassar todos os obstáculos, e se querem muito perseguir o vosso sonho, só posso dar-vos força e desejar-vos boa sorte!

 

Vejo-vos na próxima publicação? 🙂

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *