Treino

Cuidados a ter antes de iniciar uma actividade física

Olá pessoal!

Ando um pouco desconcertado com uma situação que tem ocorrido algumas vezes no ginásio onde sou professor de dança. Tenho presenciado, até mesmo nas minhas aulas, más disposições, quebras de tensão e até alguns vómitos, por parte de vários alunos. Ou seja, sentem-me mal, assim que começam a dançar e a exercitar o corpo. E isso deixa-me tão preocupado, que vim escrever sobre este tema, principalmente com o objectivo de vos alertar para a necessidade de terem certos cuidados antes de iniciarem qualquer exercício, de forma a poderem evitar vários perigos e danos físicos.

E não pensem que o problema está na dança ou no próprio desporto. O problema advém da falta de cuidados que algumas pessoas têm quando começam a frequentar um ginásio. Dou-vos quatro exemplos de “regras” que a maioria dos seus frequentadores – e, se calhar, até vocês – não segue e que devia começar a fazê-lo imediatamente:

Consultar um médico

Consultar um médico antes de começar a frequentar um ginásio é fundamental. Só posso aceitar que não sigam esta regra, se forem pessoas que façam check-ups regulares ou se conhecerem muito bem o funcionamento dos vossos órgãos, principalmente o do coração. Imaginem que têm problemas de coração, não o sabem, e começam a treinar com muito esforço? Já perceberam o que vos pode acontecer? Por isso, aconselho sempre os meus alunos a confirmarem com o seu médico se estão aptos fisicamente para dançar, de modo a não existirem problemas.

Pedir um plano de treinos no ginásio

Os planos de treinos existem por alguma razão. Quem os prescreve são, normalmente, os personal trainers, profissionais mais do que habilitados para o fazer. Um plano de treinos é sempre o que devem pedir, mal iniciem uma actividade física, porque vai ser escrito consoante o que pretendem, mas também consoante a vossa condição física e as vossas limitações. Por exemplo, se têm uma coluna dolorida, não podem começar a ter treinos rigorosos com pesos ou sem qualquer tipo de supervisão.

Portanto, sigam sempre um plano de treinos e tenham a perfeita consciência do que podem, ou não, fazer.

Pedir um plano alimentar a um nutricionista

Este ponto também é importante, nomeadamente quando precisam de perder peso. Aliar uma boa alimentação a uma prática de exercício físico é o mais aconselhado, até porque estarem a treinar, mas continuando a adoptar hábitos alimentares errados, pode ter consequências severas no vosso organismo, que podem ocorrer durante ou depois do treino. Deste modo, uma das melhores opções é pedirem um plano alimentar a um nutricionista, quer este pertença, ou não, ao ginásio.

Aquecer antes de começar a treinar

Bem, esta é aquela acção que, em cada treino e em cada aula que façam, nunca, em momento algum, pode ser menosprezada. Aquecer antes de treinar é essencial, pois vai preparar o corpo para o esforço físico e prevenir vários tipos de lesões musculares, para além de potenciar um melhor desempenho durante o treino. E já não têm qualquer desculpa para não o fazerem, porque até já existem ginásios com os vários desenhos afixados, correspondentes aos aquecimentos das várias zonas do corpo.

Vá, admitam lá que até tenho razão e que algumas destas regras vocês também não seguem! Se nunca vos aconteceu nada, ainda bem, mas pensem que cada corpo é um corpo, logo, cada um reage de forma diferente às situações, principalmente quando este percebe que vai entrar em grande esforço físico, mas não tem as condições reunidas para tal.

Vamos então deixar de fazer estas asneiras e seguir tudo o que vos indiquei à risca?

Conto com vocês na próxima publicação!